RETRATO DO MEI EM MINAS GERAIS: 87% DOS EMPREENDEDORES PLANEJAM AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS
- jbcomunicacoes100
- 14 de mai.
- 2 min de leitura

Pesquisa do Sebrae Minas aponta que a atividade do MEI é a principal fonte de renda para 74% dos entrevistados. Em maio, instituição realiza a Semana do MEI, com diversas ações gratuitas de capacitação e orientação aos empreendedores
A pesquisa MEI 2025, realizada pelo Sebrae Minas em março deste ano, revela um cenário de otimismo: 87% dos microempreendedores individuais entrevistados pretendem transformar seus negócios em micro ou pequenas empresas no futuro. Além disso, para 74% dos respondentes, a atividade como MEI é a principal ou única fonte de renda e, sendo assim, a maioria trabalha de 8 a 10 horas por dia e, em 70% dos casos, não tira férias.
A venda presencial ainda predomina entre as atividades dos entrevistados (28%), contudo, 63% também utilizam as redes sociais para a divulgação de seus produtos e serviços. A motivação para formalizar a pela busca por autonomia (25%) e pelo desejo de empreender (24%), e os principais atrativos da formalização são a emissão de nota fiscal (37%) e o o a crédito (35%). Mesmo assim, 42% citam o o ao crédito como principal desafio. Para 52% dos respondentes, o negócio é lucrativo o suficiente para cobrir as despesas pessoais. Porém, com todos os desafios da atividade, 64% afirmam que buscam capacitação com frequência, principalmente por meio de vídeos e tutoriais.
Semana do MEI
O Sebrae Minas realiza, em maio, a Semana do MEI, uma iniciativa voltada para apoiar e fortalecer o Microempreendedor Individual. O evento será promovido em várias cidades mineiras com uma programação variada de oficinas, palestras, capacitações e atendimentos especializados, de forma gratuita.
Voltada para quem já atua como MEI ou deseja se formalizar, a Semana do MEI oferece conteúdos práticos e atualizados sobre temas essenciais para a sustentabilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Entre os assuntos abordados estão marketing digital, vendas, finanças, atendimento ao cliente, inteligência artificial e o a crédito.
“A Semana do MEI é uma oportunidade para o empreendedor tirar dúvidas, se atualizar e buscar conhecimento para melhorar a gestão do seu negócio. É também uma porta de entrada para quem quer se formalizar e dar os primeiros os com mais segurança”, destaca Silva.
A programação é variada e adaptada à realidade de cada cidade, atendendo às necessidades dos empreendedores locais. Para conferir a agenda completa, com datas, horários e locais das atividades, e aqui.